Vamos começar por definir de forma prática aquilo que é um Marketplace.
Imagine que entra no Centro Colombo em Lisboa ou no Norte Shopping no Porto. Dentro destes shoppings tem muitas lojas diferentes, de diversas marcas e vendedores, com uma variedade incrível de produtos. Agora transfira este conceito para o mundo digital: entra num site e tem acesso a diversos vendedores, com uma amplitude imensa de produtos e marcas. Isto é aquilo que se define por Marketplace.
Então, qual a grande diferença entre um Marketplace e uma loja online? É a mesma entre um Shopping e uma loja física. Um Marketplace agrega diversos vendedores, uma loja online diz respeito apenas a um vendedor/marca.
Alguns exemplos de Marketplaces em Portugal:
- Worten Marketplace
- Fnac Marketplace
- Stand Virtual
- Farfetch
- Dott
Passamos agora aos 5 passos para vender mais num Marketplace.
1# Defina os Marketplaces mais relevantes para o seu negócio
Se quer vender mais com Marketplaces, tem de ter a certeza que está no ou nos Marketplaces corretos. Desta forma conseguirá concentrar esforços e afinar a sua estratégia de vendas.
Sendo assim, deve começar por analisar um Marketplace tendo em conta o público-alvo. Compare se o seu público é o mesmo público do Marketplace onde quer entrar e estar presente.
De seguida, analise a plataforma do Marketplace do ponto de vista do utilizador. É user friendly? Encontra facilmente os produtos que procura? Os menus são claros? As páginas de produto têm imagens ou vídeos com boa qualidade?
Quanto mais bem estruturada for a plataforma, melhor proveito tirará, quer do SEO da mesma, quer da sua simplicidade e eficácia de utilização.
Por fim, tenha em conta as taxas cobradas pelo Marketplace. Se muitos podem não cobrar taxa de inscrição, acabam sempre por cobrar alguma comissão sobre as suas vendas. Por isso, analise sempre bem o custo destas taxas na sua faturação, de forma a escolher o Marketplace mais vantajoso para si.
Para o ajudar na pesquisa e definição de um Marketplace adequado para o seu público, consulte esta lista de Marketplaces em Portugal.
2# Tome partido dos Marketplaces com maior notoriedade
Esta dica vai muito em linha com o planeamento prévio na definição dos Marketplaces mais relevantes para si.
Imagine que tem uma empresa que vende smartphones e que até já tem a sua loja online implementada. No entanto, está a competir num mercado online onde já conta com players grandes como a Worten ou a Fnac e que têm um posicionamento online muito mais acima do seu.
Ora, como vimos, estes dois “grandes” também contam com Marketplaces onde pode colocar os seus produtos à venda. É uma forma de ampliar a sua rede de potenciais clientes com custos mais baixos, enquanto permite aumentar o conhecimento da sua marca.
Se a curto prazo poderá “apenas” gerar vendas dentro do Marketplace, a longo prazo poderá ser o suficiente para os clientes deixarem de visitar o Marketplace e irem diretos à sua loja online por já conhecerem e confiarem no seu negócio. Veja estes Marketplaces como uma ferramenta para aumentar a notoriedade da sua empresa e a longo prazo as suas vendas e posicionamento online.
3# Invista em publicidade ou posições mais destacadas
Vamos tomar aqui o exemplo do Stand Virtual, o Marketplace automóvel com maior notoriedade no país.
Ao utilizar o stand virtual tem a oportunidade de “comprar” posições mais destacadas para os seus produtos, aumentando assim a probabilidade de venda.
Para além das posições de venda que pode comprar, existem mais 2 formas comuns para vender mais num Marketplace: investir em publicidade ou participar num evento online organizado pelo Marketplace. Claro que tudo isto tem um custo e isso leva-nos ao ponto seguinte.
4# Faça os cálculos financeiros e verifique se é rentável para si
Antes de investir em posições destacadas, tem de ter a certeza que isso será rentável para si.
Por isso terá de equilibrar muito bem o investimento feito nessas posições, a probabilidade de venda e, não se esqueça, as taxas e comissões cobradas pelo Marketplace, quer seja pela sua presença na plataforma, quer seja pelas comissões cobradas nas vendas.
Para vender mais com o Marketplace temos de investir, mas para investir, temos de ter a certeza que vale a pena.
5# Promova o Marketplace nas suas redes sociais
Se ainda não tem uma loja online, aconselhamo-lo a promover a sua página no Marketplace como se fosse a sua loja online. Para isso, elabore uma estratégia de marketing digital que permite promover a sua página, como por exemplo, através das redes sociais ou de branded content.