Ideias de negócio pós-covid: 5 nichos com potencial

ideias de negocio

Quer lidemos com a pandemia por mais uns anos, quer não, o seu impacto no mundo é inegável. E, muitos de nós tendemos a ver este impacto numa perspetiva negativa, mas em qualquer crise, surgem boas oportunidades.

A pandemia acelerou em muito a transformação digital de muitos negócios, fomentou o crescimento de outros tantos e deu lugar ao surgimento ou afirmação de novos nichos de mercado. São estes nichos que revelam um grande potencial de negócio: por serem resilientes, por estarem adaptados ao mundo atual e digital e por irem ao encontro do consumidor moderno.

Prepare uma folha branca para iniciar brainstorms com estas ideias de negócio pós-covid, a começar com os nichos de mercado direcionados para o e-commerce.

 

1# Através do e-commerce, estes nichos de mercado apresentam muito potencial

De uma só vez, damos-lhe 4 ideias de negócio, mas poderiam ser muitas mais. O que as liga em comum? O e-commerce no centro do seu modelo de negócios. Passamos a destacá-los:

  • Smart Food: não são suplementos, são refeições práticas, saudáveis e muito, muito rápidas de preparar; preferencialmente de boa origem ética e ambiental;
  • Pet: os patudos têm cada vez mais atenção, da ração aos brinquedos e vestuário, do tratamento dos dentes ao pelo; e não se tratam apenas dos cães, mas também dos gatos, dos pássaros, dos répteis e dos roedores; um e-commerce pensado e explorada para os donos modernos dos animais de estimação tem um bom potencial de sucesso;
  • Moda sustentável: a moda não é um nicho, mas o mercado pede por marcas mais sustentáveis e económicas, que respeitem tanto o ambiente como as pessoas que produzem as roupas; o e-commerce é a ferramenta que este público utiliza e é ao mesmo tempo uma ferramenta para diminuir os custos de uma loja de moda tradicional;

Restauração/Take-away online de refeições saudáveis: o crescimento da preocupação com o bem-estar e a nutrição da população, está a levar a uma maior procura por restaurantes de slow food, comida saudável e comida vegan; o 2 em 1 que torna tudo isto numa ideia de negócio com potencial, é funcionar apenas como take-away e com entregas em casa; um site, uma app, um menu saudável e um serviço de entrega eficiente são os pontos essenciais para ter sucesso neste nicho,

Se está a planear o lançamento de uma startup, consulte aqui o guia essencial do e-commerce. 

2# Serviços de entrega 

Se o e-commerce dominou as primeiras ideias de negócio, há outro nicho que lhe segue diretamente: os serviços de entrega. Não vamos saltar tão longe quanto os serviços de entrega autónomos que estão a ser desenvolvidos, por exemplo, pela Amazon. Não é necessário.

Para já, um serviço de entrega bem organizado e com as tecnologias de informação e comunicação para que possa comunicar com o fornecedor e cliente final de forma eficiente é o essencial. O mercado tem espaço para o crescimento de empresas neste setor, principalmente na entrega de pronto a comer e mercearia a casa. 

3# Cloud computing

Mesmo distantes, existem hoje maneiras de desenvolver projetos e negócios e levá-los para a frente. É por isso que o cloud computing se apresenta como um dos nichos de mercado com mais crescimento. Esta tecnologia permite que possa aceder a arquivos e ferramentas que não estão no seu computador, estão na nuvem. Para as empresas trazem vários benefícios, pois permitem reduzir custos, otimizar recursos, obterem maior flexibilidade, trabalharem remotamente, e outros. Existem vários modelos de serviços de cloud computing como o Sass (Software as a Service), Pass (Platform as a Service), Iaas ( Infrastructure as a Service).

4# Educação online

Os MOOC (Massive Open Online Courses) já eram relativamente populares antes da pandemia. Com a pandemia, o negócio da educação online explodiu. E tanto beneficia o consumidor como o produtor. Plataformas como o SkillShare permitem-lhe criar um curso numa área que domine e vendê-lo a outras pessoas.

5# Home Fitness

ideias de negócio

Com ginásios, complexos desportivos e piscinas fechadas, durante o confinamento, a casa tornou-se o local de treino da população. E isto abriu o potencial do nicho do Home Fitness, que se desdobra em muitas variantes, tais como:

  • Personal Trainer Online;
  • Venda de planos de treino;
  • Aulas de Fitness online de todo o tipo, desde a musculação ao pilates;
  • Roupa e acessórios de treino (e-commerce);
  • Material de treino, desde halteres, a tapetes, bandas elásticas, etc (e-commerce);

 

Uma nota final 

As tecnologias de informação e comunicação aceleraram e muito o seu crescimento com a pandemia. Neste artigo, destacamos apenas o cloud computing, mas poderíamos facilmente falar da Ciber Security ou numa perspetiva de entretenimento, os serviços de subscrição de jogos eletrónicos (gaming subscrition services).

O mundo pós-covid tem muitas ideias de negócio e oportunidades para si. O que é preciso é colocar mãos-à-obra e começar por verificar se de facto essa ideia que tem se adequa ao mercado onde a quer lançar e fazer um plano de negócios.

Quer avançar com alguma destas ideias de negócio? Fale connosco, podemos ajudá-lo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *