Inteligência artificial: porque a deve usar no seu negócio?

Inteligência artificial

Alexa, como é que a Inteligência Artificial pode ajudar o meu negócio?

Ao fazer esta pergunta à Alexa, a famosa assistente virtual da Amazon, já está a interagir com o potencial da Inteligência Artificial (IA).

Para muitos, a IA ainda é vista como algo do futuro, personalizada por robôs que se parecem e se comportam como humanos. Mas a Inteligência Artificial já está bem presente no nosso dia a dia e a ajudar muitos negócios a melhorar os seus processos e a obter melhores resultados.

Saiba tudo sobre a IA e como esta pode ajudar o seu negócio já de seguida.

 

O que é a Inteligência Artificial e quais os seus ramos?

Voltamos ao exemplo da Alexa da Amazon. A Alexa é um software de Inteligência Artificial que tem a capacidade para aprender, raciocinar e apresentar soluções. E fá-lo recolhendo muitos dados acerca dos seus padrões de comportamento, daquilo que gosta, daquilo que consome. Em termos práticos, isto é o que a inteligência artificial é, ou seja, um software capaz de mimicar as habilidades inteligentes do ser humano, tais como:

  • aprendizagem;
  • reconhecimento de padrões;
  • raciocínio e resolução de problemas;
  • perceção visual e compreensão da linguagem humana;

 

O Machine Learning, a par do Deep Learning, são os ramos da Inteligência Artificial mais conhecidos. O Machine Learning, por exemplo, funciona através da criação de sistemas bases que ajudam uma IA a aprender automaticamente.

Outro ramo muito relevante da IA é o Processamento Natural de Linguagem. Aqui, a IA é capaz de entender a estrutura gramatical de uma linguagem e aplicá-la para interagir de forma natural com um ser humano.

 

6 Exemplos práticos da aplicação da Inteligência Artificial a diferentes tipos de negócios

1# Assistentes Virtuais

A Siri, a Alexa e a Cortana são 3 exemplos de assistentes virtuais que utilizam IA. Mas estes são apenas os exemplos conhecidos. A IA pode gerar assistentes virtuais para qualquer tipo de negócio, capaz de organizar a sua agenda com 100% de eficiência.

 

2# Chatbots

Os chatbots estão a revolucionar o apoio ao cliente. Estes robôs de IA são capazes de interagir com os clientes e prestar suporte imediato. Desta forma, o cliente terá o seu problema resolvido mais rapidamente.

 

3# Automação de processos

O piloto automático da Tesla é um dos exemplos de Inteligência Artificial mais conhecidos. Mas esta automação de processo é ainda mais valiosa em áreas como a da logística. Aqui, sistemas de IA são capazes de organizar o processo de armazenamento de forma célere e levar esse armazenamento a cabo ao enviar ordens aos robôs do armazém.

 

4# Cibersegurança

A IA é capaz de detetar ações ou comportamentos fora dos padrões normais. É nestes momentos que esta tecnologia evita a ocorrência de ataques cibernéticos ou outros tipos de fraudes.

 

5# Gestão de recursos humanos, workflow e organizações

A recolha de dados e o processamento dos mesmos, permitem à IA entender e a apresentar a um líder de forma clara o que se está a passar numa organização. Permite, inclusive, prever o que poderá acontecer.

Assim, um gestor tem na IA um poderoso aliado capaz de melhorar a sua tomada de decisão.

 

6# Vendas e Marketing

Quanto mais se sabe de um cliente, mais informação tem para lhe apresentar uma solução à medida. Uma vez que a IA tem a capacidade de identificar padrões e de aprender continuamente sobre um determinado cliente, poderá apresentar-lhe produtos ou serviços adequados às suas necessidades e na hora certa.

 

 

Porque é que deve utilizar Inteligência Artificial no seu negócio? 

A aplicação da Inteligência Artificial ao seu negócio dependerá dos seus objetivos e das funções que esta poderá desempenhar. Há sempre uma curva de adaptação a novos sistemas, mas as vantagens da IA quando aplicadas a um negócio são inequívocas. Passamos a citar algumas dessas vantagens:

  • Melhoria da tomada de decisão, com relatórios mais aprofundados e fundamentados realizados por uma IA;
  • Aumento exponencial da produtividade;
  • Melhoria da relação com o cliente:
  • Vantagem competitiva ao recolher e analisar automaticamente mais informações sobre a sua concorrência;
  • Aumento da cibersegurança;
  • Gestão mais eficiente da carga de trabalho e dos recursos humanos;
  • Aumento da eficácia das campanhas de marketing e vendas.

 

Exta: a Inteligência Artificial como oportunidade de negócio – 3 casos de sucesso em Portugal

Se até aqui vimos como a IA pode alavancar melhores resultados na gestão de um negócio, agora destacamos o potencial da IA como negócio em si. Ou seja, o desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial é uma das melhores ideias de negócio que tem atualmente ao seu dispor e estas startups comprovam isso mesmo.

1# Feedzai

A Feedzai foi uma das primeiras startups portuguesas a destacar-se no ramo da Inteligência Artificial. O seu core business? Um software de IA que combate a fraude e a lavagem de dinheiro, tornando o sistema bancário mais seguro.

Em 2019, a Feedzai surgiu na lista da Forbes como uma das 50 startups mais promissoras no ramo da Inteligência Artificial. Em 2021, estava avaliada em 909 milhões de euros, ocupando o 5º lugar na lista das startups portuguesas mais valiosas.

2# DefinedCrowd

A DefinedCrowd é especializada em recolher e “treinar dados” para criar modelos de inteligência artificial, de forma a viabilizar o desenvolvimento linguístico de robôs.

Em 2019, a DefinedCrowd surgiu na lista da Forbes como uma das 50 startups mais promissoras no ramo da Inteligência Artificial. Em 2021, estava avaliada entre 184 a 275 milhões de euros, ocupando o 7º lugar na lista das startups portuguesas mais valiosas.

3# AgentifAI

A AgentifAI é uma startup bracarense que desenvolveu um “robô de inteligência artificial que fala naturalmente com os clientes da banca e da saúde”. Segundo o fundador da AgentifAI, Alice – como é batizado este robo de IA – “é capaz de realizar marcações de centenas de diferentes atos médicos e concretizar operações financeiras muito facilmente através de linguagem natural”.

Este ano, a AgentifAI recebeu um investimento de 10 milhões de euros através do Next Tech Fund para poder expandir e internacionalizar o seu negócio.

 

Se precisar de ajuda para estruturar os serviços, criar o plano de negócios e captar financiamento, para uma startup desta área pode contar com o nosso know-how. Entre em contacto connosco. Adoramos criar e acelerar negócios!

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *