Quais são os Negócios em Ascensão em Portugal 2022?

Segundo o BCE, o PIB da Zona Euro crescerá 4.6% em 2022. Para esse crescimento, muito contribuem os planos de recuperação económica, a resiliência das empresas e os negócios que aceleraram com a pandemia.

Neste artigo, propomo-nos a identificar quais são esses negócios em ascensão em Portugal a curto prazo. Aqui poderá muito bem encontrar qual será o seu próximo investimento.

Negocios em Ascensão Portugal

1# Estes 5 negócios com base em plataformas de e-commerce

Na revista Portugal Global da AICEP, publicada em julho de 2020, era já dado o destaque ao e-commerce como o meio para os negócios em ascensão em Portugal. Segundo a revista, a nível global, estima-se quem em 2040 cerca de 95% de todas as compras realizadas, sejam feitas online.

Olhando a curto prazo, conseguimos identificar o que o mercado do e-commerce está a pedir para os próximos anos. E este e-commerce tem espaço para:

  • Mercearias online e/ou entrega de mercearias a casa;
  • Moda mais sustentável;
  • Pronto a comer (refeições ultracongeladas);
  • Gadgets e eletrodomésticos para casas inteligentes;
  • Cosmética;

Encontre aqui mais 5 nichos de mercado com potencial na era pós-covid.

 

2# Construção Civil (Casas pré-fabricadas)

A construção civil continua a crescer a um ritmo impressionante em Portugal. Mesmo que tenha havido um abrandamento com a pandemia, a verdade é que a procura continua a crescer. Um resultado claro disso é o aumento mais recente dos preços das casas em Portugal. 

Mas neste setor quais são os grandes negócios em ascensão em Portugal? É olhando para a realidade portuguesa que encontramos as respostas: os portugueses precisam de soluções de habitação que tenham um preço final mais económico e sem derrapagens orçamentais. Privilegiam ter uma casa de forma mais rápida e privilegiam uma casa com boa eficiência energética e conforto térmico.

Se há setor na construção civil com espaço para crescer no nosso país, esse setor é o das casas pré-fabricadas. Um bom exemplo além-fronteiras é a Connect Homes.

 

Negocios em Ascensão

 

3# Tech Startups (Principalmente de IoT, Big Data ou Inteligência Artificial )

Se olharmos para a história, os negócios de ascensão rápida foram quase sempre dos setores tecnológicos: a Microsoft e a Apple; a Google; o Facebook e a Amazon. Todos eles baseiam-se em tecnologias.

Essa é a realidade que move e continuará a mover os negócios em ascensão em Portugal e no mundo.

A título de exemplo, na última ronda de investimentos, a Portugal Ventures juntou mais 3 startups digitais ao seu portefólio. Antes disso, desde o início do ano, a capital de risco portuguesa já investira em 43 startups da área digital.

Dentro dessa área digital, as tech startups que são mais impactantes trabalham com tecnologias de IoT, Big Data ou Inteligência Artificial. Porquê? Porque estão na base dos processos mais importantes para todos os outros mercados.

Por exemplo, a Big Data aplicada ao Marketing permite apresentar ofertas cada vez mais específicas para cada tipo de cliente, tornando as taxas de conversão maiores.

Se tem uma ideia para uma startup, teste-a com o modelo Lean Canvas, disponível aqui.

 

Negócios em Ascensão em Portugal

4# Consultoria (científica e tecnológica)

Como entrar num mercado onde já existe a presença de gigantes?

Sugerimos dois tipos de consultoria: a consultoria científica e a consultoria tecnológica. E quanto mais específica for a função de consultoria prestada, maior será a probabilidade de sucesso. Se, por exemplo, lançar uma empresa de consultoria especializada em Big Data, terá mais hipóteses de construir a sua reputação neste nicho de mercado, ao invés de dividir os seus esforços entre diferentes tipos de consultoria tecnológica.

Um exemplo da importância crescente da consultoria tecnológica está na digitalização das empresas tradicionais. Sem meios internos para o fazer de forma rápida e eficiente, estas empresas têm de recorrer aos serviços de consultoria para melhorar esta transição.

Lembre-se que a consultoria é uma das formas mais eficientes que as empresas têm para otimizar os seus processos e até de se preparem para auditorias externas e de certificação. Sendo assim, a consultoria será sempre um negócio muito procurado. O que é preciso agora é ajustar a tipologia da consultoria para os grandes negócios em ascensão em Portugal.

A reter

As previsões e o mercado indicam que estes são os negócios em ascensão em Portugal. Independentemente da tipologia de negócio em que decide investir, há uma lição que todos devemos retirar do choque causado pela pandemia: uma empresa será tanto mais rentável e sustentável, quanto estiver preparada para lidar com as mudanças tecnológicas, organizacionais, ambientais e sociais. Ou, resumindo numa palavra, resiliência. Qualquer empreendimento feito deve ter em vista o crescimento, certo, mas também a capacidade de adaptação à mudança constante, mesmo a mais inesperada. 

Se está interessado em algum destes negócios em ascensão em Portugal…

E precisa de ajuda para estruturar a ideia, o plano de negócios e financiamento, pode contar com o nosso know-how. Entre em contacto connosco. Adoramos criar e acelerar negócios!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *