A competitividade e inovação são chaves para o progresso das empresas. E a porta de entrada para esse progresso é o Portugal 2030, já que este programa providencia as condições de financiamento e desenvolvimento que as empresas procuram.
Todavia, candidatar-se ao Portugal 2030 requer uma preparação meticulosa. Por isso, neste guia, desvendamos-lhe as melhores práticas para uma candidatura bem-sucedida. Desde o alinhamento da visão do seu projeto com os objetivos do Portugal 2030, aos passos necessários para elaborar uma memória descritiva.
5 passos para apresentar uma candidatura de sucesso
Transforme o seu projeto em realidade ao seguir estas dicas para apresentar a sua candidatura Portugal 2030.
1. Faça match aos critérios de elegibilidade
Não vale a pena apresentar uma candidatura ao Portugal 2030 se não reúne as condições básicas de acesso.
Em cada aviso de candidatura, pode consultar os respetivos critérios de elegibilidade. Em caso de dúvida, entre em contacto connosco aqui.
No entanto, de forma transversal aos vários incentivos 2030, são necessários os seguintes critérios:
- Ter empresa criada e ter a certificação PME emitida pelo IAPMEI;
- ausência de dívidas às Finanças e Segurança Social;
- estar numa situação de autonomia financeira;
- dispor de contabilidade organizada e ter um CAE elegível;
- demonstrar capacidade financeira para suportar uma parte do investimento, já que, raramente, os incentivos cobrem os projetos a 100%;
2. Assegure-se que está alinhado com os objetivos do Portugal 2030
Se os critérios acima referidos definem o aspeto legal, aqui entramos no aspeto temático. O Portugal 2030 privilegia a inovação, produtos que sejam internacionalizáveis, a transformação digital e a sustentabilidade ambiental, económica e social.
Quando preencher a memória descritiva da sua candidatura, deve garantir que os resultados a que se propõe estão alinhados com os indicadores de resultados de cada programa.
3. Prepare um plano de negócios e faça um estudo de viabilidade financeira
Durante a candidatura Portugal 2030, muitos dos dados a preencher podem ser obtidos através do plano de negócios da empresa e do estudo de viabilidade financeira do projeto em questão.
Estes documentos têm de estar alinhados com os objetivos da empresa, a estratégia, os investimentos necessários e a capacidade financeira, física e de recursos humanos para executar o projeto de investimento.
4. Elabore uma memória descritiva clara e coerente do projeto
A memória descritiva é uma das partes essenciais da candidatura. Prepare-a de antemão e faça e refaça as contas e os textos até sentir que está tudo correto, claro e convincente.
Nesta memória descritiva, irá colocar as seguintes informações:
- Descrição da empresa, histórico ( se existir) e do modelo de negócio
- Experiência profissional dos seus responsáveis
- Fundamentação do Plano de Investimento
- Estratégia para implementação do projeto (a nível nacional e internacional)
- Objetivos a alcançar
- Explicação dos fatores de Inovação e Diferenciação associados ao projeto
- Indicação dos Postos de trabalho a criar ou manter
- Enquadramento do projeto nas Estratégias Nacionais, Regionais e Locais, conforme o local de investimento
5. Colabore com especialistas da área
A candidatura Portugal 2030 envolve muitos detalhes, burocracias e etapas. É preciso garantir que esta corresponda aos critérios e objetivos de cada programa e que a empresa tem as condições necessárias para seguir com o projeto em frente.
Aqui, na Lisboa Investments, estamos ao seu dispor durante todas as fases da candidatura. Desde a procura pelo incentivo mais apropriada, passando pelo estudo de viabilidade financeira até à apresentação da candidatura.
Saiba mais
IAPMEI: 10 apoios para a sua empresa
Onde e como apresentar a candidatura Portugal 2030?
Para apresentar a candidatura, siga estes passos:
- Registe-se no Balcão dos Fundos (autenticação via chave móvel digital ou através do login das Finanças);
- Aceda à área do Portugal 2030 e clique em “Avisos”;
- Na lista de avisos, pode candidatar-se aos que estão assinalados com um visto;
- Clique no aviso ao qual se deseja candidatar;
- Preencha o formulário online que se abrirá de seguida.
Quanto tempo demora para saber o resultado da candidatura Portugal 2030?
Regra geral, o tempo máximo é de 60 dias úteis a contar desde a data de apresentação da candidatura. Mas muitas vezes leva mais tempo que esse tempo.
Caso durante a avaliação da mesma sejam-lhe pedidas novas informações ou documentos, o prazo fica suspenso até que a entrega destes pedidos seja efetuada.
Saiba mais
Inovação sustentável: conheça estas 17 startups portuguesas
O que acontece quando a candidatura é aceite?
Quando a sua candidatura Portugal 2030 for aceite, celebrará um contrato com a entidade que gere o fundo.
Neste contrato, estarão presentes as condições de financiamento e os deveres de cada parte envolvida. A partir desse momento, começará a receber o financiamento acordado para que o seu projeto comece a tornar-se realidade, normalmente no sistema de reembolsos de pagamentos de despesas.
Mais oportunidades para além do Portugal 2030
Sem dúvida que os incentivos deste programa aceleram o crescimento das empresas. Mas não são as únicas medidas de financiamento para empresas que existem em Portugal.
Os benefícios fiscais, como o SIFIDE e o RFAI, também apoiam o desenvolvimento empresarial, principalmente o de projetos inovadores. Já se se trata de uma startup, o capital de risco é uma boa alternativa.
Independentemente do tipo de apoio a que concorra, o valor intrínseco do seu projeto é sempre o mais importante. Ou seja, aquilo que ele acrescenta ao mercado e a dor do cliente que resolve. E, nesse aspeto, as boas ideias de negócio partilham sempre muitos fatores em comum, como a construção de pontes entre tendências ou indústrias, ou até mesmo a identificação de lacunas tecnológicas.