Durante semanas não se falou de outra coisa: o potencial surpreendente do chat GTP. Esta ferramenta de inteligência artificial cresceu tão exponencialmente que a própria Microsoft investiu 10 bilhões de euros na OpenAI, a empresa que desenvolveu o chat GTP. Mas se esta empresa já está a gerar milhões, como é que este chat bot de inteligência artificial pode ajudar a sua empresa?
Nada melhor do que perguntar ao próprio chat GPT. Estivemos numa entrevista com esta ferramenta, onde lhe perguntamos exatamente o que era, como utilizá-la e que ideias nos sugeria para utilizar o chat GPT nos negócios.
O que é e como utilizar o chat GPT?
O chat GPT é um modelo de linguagem natural baseado em inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI. E, estas não são palavras nossas, é a resposta que o chat nos dá, quando lhe perguntamos o que é.
Indo mais a fundo, este chat bot utiliza como base dados livros, artigos e outros fontes online. Ao processar quase instantaneamente toda essa informação, o chat GPT é capaz de interagir com uma pessoa como…se de uma pessoa se tratasse.
Já aqui consegue perceber uma das grandes mais-valias do chat GPT para negócios: a capacidade instantânea de processar e organizar informação, dispondo-a em linguagem que todos somos capazes de compreender.
Saiba mais
Como criar produtos inovadores para o mercado
Curioso? Para começar a utilizar o chat GPT, siga os passos abaixos:
– registe-se na página oficial da ferramenta, clicando em “Try ChatGPT”.
– valide o seu email e posteriormente o seu número de telemóvel;
– a ferramenta está pronta a utilizar; escreva na barra do chat as perguntas que deseja fazer; aconselhamos a convidar o chat GPT a dar exemplos práticos ou a ser mais específico na resposta, para que tenha resultados mais concretos;
– por fim, uma ressalva, faça sempre um fact-check à informação que o chat GPT lhe dá;
5 ideias para utilizar o chat GPT nos negócios
1. Content marketing
Há quem diga que no mundo online “content is king”. Ou seja, a qualidade e pertinência dos conteúdos que cada empresa partilha permitem que seja encontrada mais facilmente.
Se o content marketing faz parte da estratégia da sua empresa, pode utilizar o chat GTP para filtrar as keywords, ideias e informações que são mais importantes para o seu negócio.
Para isso, basta utilizar a aplicação e fazer as perguntas certas, tais como:
– quais são as keywords mais procurados em Portugal sobre o tema x?
– sugere 5 títulos para um artigo sobre o tema y
2. Apoio ao cliente
A capacidade de processamento de informação e linguagem fazem do chat GPT o assistente virtual perfeito, disponível 24/7, 365 dias por ano.
Para o utilizar no seu negócio, deve primeiro escolher uma plataforma de chat que seja compatível com o chat GPT, como a ZenDesk. A partir daí, deve treinar o chat GPT para responder às perguntas mais frequentes dos seus clientes.
A integração do chat GPT tornará o seu atendimento ao cliente mais rápido e eficaz, melhorando a experiência do cliente. No entanto, e como sugere a ferramenta, para situações mais complexas, que exigem mais empatia, será sempre preciso um ser humano.
Saiba mais
Marketing relacional: 4 dicas eficazes
3. Gerar e qualificar leads
Um negócio gira à volta das leads. Ou melhor, da conversão das leads em clientes. E um dos passos importantes para realizar esta conversão com sucesso, além da própria captação de leads, é a qualificação das leads.
Quando integra o chat GPT como ferramenta de apoio ao cliente, este será capaz de interagir com o cliente em tempo real, perguntando-lhe o que procura ou respondendo às dúvidas do cliente. O chat GPT também poderá ser treinado para oferecer produtos ou serviços específicos a um cliente, mediante o perfil de cliente identificado.
Ou seja, na prática, o chat GPT é tão capaz de gerar leads, como de as qualificar detalhadamente, para que as possa entregar à equipa de vendas.
4. Campanhas de marketing personalizadas
É dito e sabido que a personalização de campanhas é muito mais eficiente do que campanhas generalizadas. Se conseguimos chegar a um cliente com uma oferta de acordo com o seu perfil, conseguimos converter essa oferta em venda muito mais rapidamente.
A capacidade de recolha, organização e processamento de informação do chat GPT permite-lhe delinear campanhas de marketing personalizadas, que terão o poder de alavancar a conversão de leads do seu negócio. Para o fazer, deve integrar o chat GPT no seu website.
Saiba mais
3 Modelos de Negócios Práticos
5. Análise de sentimentos e pesquisa de mercado
A análise de sentimentos diz respeito à análise das conversas no mundo online sobre um determinado tema. No mundo de negócios, esta análise serve para perceber o feedback dos clientes em relação a um produto ou serviço da sua empresa.
O chat GPT consegue identificar o que se diz online sobre determinado produto ou serviço do seu negócio e alertar a sua equipa para agir o mais rápido possível acerca desse feedback. Este processo também é aquele que está na base da pesquisa de mercado, que também pode ser feita utilizando o chat GPT.
Conclusão
O potencial do chat GPT é inquestionável. E através destas formas de aplicação aos negócios, conseguimos perceber qual é de facto a sua maior utilidade: melhorar a experiência do cliente.
É certo que, para já, a IA não tem a mesma capacidade empática e criativa do que o ser humano, mas é capaz de processar informação de forma muito mais rápida, eficiente e correta. E é aí que reside o grande poder da aplicação do chat GPT nos negócios.
Saiba mais
Como fazer um plano de negócios para startups em Portugal?