5 ideias para abrir um negócio em Portugal

Ideias de Negocios em Portugal

Um empreendedor está sempre à procura de boas ideias para abrir um negócio em Portugal. Na Lisboa Investments temos acompanhado muitos destes empreendedores, ajudando-os no planeamento, na avaliação e na aceleração das suas ideias de negócios.

Ideias de negócios em Portugal

Essa experiência permite-nos identificar ideias que demonstram, à partida, um potencial de sucesso no nosso país acima da média. E são essas ideias de negócio que partilhamos consigo abaixo.

1# Superalimentos e suplementos biológicos

A preocupação com o bem-estar e uma boa performance física e mental aumenta de ano para ano. Quer no nosso país, quer à escala global. E com isso aumenta a procura por uma dieta que influencia positivamente esse bem-estar.

Os superalimentos estão na linha da frente, muitas vezes na forma de suplementos. O que acontece é que embora havendo oferta no mercado para este produto, essa oferta assenta-se em produtos não biológicos ou demasiadamente industrializados.

Ideias para abrir negócio em Portugal

Se estamos a apontar para um nicho de mercado que valoriza o bem-estar e que entende a importância das fontes dos alimentos ou suplementos que consome, temos de apontar para superfoods na forma de suplementos biológicos.

E o que temos de fazer para alavancar esse negócio? Uma plataforma de e-commerce aliada a uma estratégia de marketing digital que funcione como base para esse modelo de negócio.

2# Cosmética e moda sustentável

Na procura por ideias para abrir um negócio em Portugal, continuamos a olhar para os nichos de mercado que valorizam o bem-estar e o ambiente.

Mais uma vez, a preocupação com a sustentabilidade daquilo que consumimos assume-se como uma vantagem para quem quer lançar um negócio no nosso país. A procura por soluções de cosmética mais sustentáveis e por produtos de moda que respeitam o ambiente continua a crescer. E qual a melhor plataforma para lançar um negócio deste género no nosso país? Mais uma vez, o e-commerce.

O e-commerce permite estabelecer um canal de vendas sem os custos associados a uma loja física. Porém existem custos inevitáveis como investimento em stock mínimo, marketing digital, equipa (nem que seja apenas você numa fase inicial) mas, tem a capacidade de gerar um retorno maior, tanto mais se depois resolver escalar o negócio para outras geografias e mercados.

3# Organização de eventos virtuais

A organização de eventos virtuais não é algo que tenha surgido devido à pandemia. É algo que alcançou um sucesso exponencial devido a essa situação.

Abrir Negócio em Portugal

Mas antes disso, os eventos virtuais já eram uma realidade de mercados como o gaming. E depois disso, passaram a ser uma realidade de mercados como o de luxo, onde as experiências virtuais tomaram o lugar de eventos físicos para demonstrar a exclusividade de um produto. O mercado de luxo é, aliás, um dos mercados onde podemos verificar o maior impacto das tecnologias e da organização de eventos virtuais, como pode verificar neste artigo.

4# A Internet of Things aplicada ao Turismo ou à Saúde

A IoT é um conjunto de tecnologias que está a revolucionar o modo como interagimos com praticamente tudo à nossa volta. As “smart homes”, por exemplo, são um exemplo claro de IoT.

No nosso país, a IoT revela um potencial especial com as aplicações possíveis para o Turismo ou a Saúde.

Na indústria hoteleira a IoT pode reduzir e simplificar muitos processos. Por exemplo, pode tornar possível a realização do check-in e entrada num quarto de hotel sem qualquer contacto com outra pessoa, utilizando apenas o smartphone pessoal.

Já na saúde, os sensores das tecnologias ligadas à IoT permitem monitorizar em tempo real e com maior detalhe a saúde de um paciente, detetando muito mais cedo algum eventual problema de saúde.

5# A automação de processos através do RPA

RPA é a sigla de Robotic Process Automation. Esta tecnologia permite “treinar” um software de forma a que ele se torne capaz de desempenhar com 100% de eficácia a função de um colaborador humano. O RPA é útil em funções que obrigam a tarefas monótonas, repetitivas e burocráticas, permitindo fazer estes processos de forma muito mais rápida e sem erros. Por outro lado, também liberta os colaboradores de uma empresa para tarefas mais importantes, como a inovação e o planeamento.

Esta foi a última das 5 ideias para abrir um negócio em Portugal que partilhamos hoje consigo. No ramo das tecnologias, o Machine Learning também é uma com maior potencial crescimento no nosso país, tal como o Big Data.

Se quiser saber quais os negócios em ascensão em Portugal, convidámo-lo a ler este artigo. 

Comentários

1 Comentário

  1. Ana Carias disse:

    Gostaria de obter informações sobre plano de negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *