Ideias de negócio para 2023

ideas de negócio para 2023 equipa

Inteligência artificial (IA) e sustentabilidade: estes são os dois conceitos que estão na base das ideias de negócio com maior potencial, tanto para 2023, como para os próximos anos.

Fique a par do seu potencial e como podem ser aplicados para criar uma empresa lucrativa.

 

ideias de negócio de alimentação saudável

 

PARTE 1

1# O porquê das ideias de negócio com base na sustentabilidade

Portugal e a União Europeia comprometeram-se a atingir a neutralidade carbónica até 2050. Para que tal seja possível, muito irão contribuir os novos negócios sustentáveis que surgirão nos próximos anos e que já beneficiam de condições de investimento e financiamento mais favoráveis para que possam crescer rapidamente.

A par disso,  os mercados “tradicionais” estão cada vez mais saturados e pressionados pela consciência ambiental e social dos seus clientes. Segundo este artigo da Universidade Nova, 65% dos consumidores já preferem produtos com standards sustentáveis. 

 

ideias de negócio mulher a costurar

2# A sustentabilidade em 4 ideias de negócio para 2023

2.1. Slow Fashion

A slow fashion opõem-se diretamente à fast fashion, que em vez de tendências e produtos “descartáveis”, privilegia o conforto, a durabilidade e a intemporalidade.

A slow fashion respeita também toda a cadeia de produção de uma peça de roupa para que seja verdadeiramente sustentável do início ao fim, sendo uma das ideias de negócio com maior potencial de crescimento.

 

2.2. Um negócio à base de “deadstock”

O “deadstock” é o termo que define o stock de produtos que uma empresa tem armazenados e aos quais não dará mais utilidade. 

Na indústria têxtil, a reutilização de tecidos “deadstock” por pequenas marcas e designers, permite-lhes obter este material a um preço muito mais baixo. A par disso, como o tecido é em pouca quantidade, cria o desafio e a oportunidade para a marca desenvolver peças de roupa únicas que terão um valor de venda maior.

Outro exemplo dentro da área da moda, é a reutilização do deadstock de lojas de roupa. Roupas de coleções antigas que ficaram por vender e esquecidas no armazém podem ganhar uma segunda vida com muito mais valor. Principalmente se houver uma plataforma online que possa promover essa roupa.

Saiba mais

O futuro do mercado de luxo: entre a sustentabilidade, a ética e autenticidade

 

ideas de negócio para 2023 com mel

 

2.3. Negócios que liguem a tradição ao mundo digital

O mel orgânico de Trás-os-Montes pode ser vendido na Escandinávia. As camisolas poveiras dos pescadores da Póvoa do Varzim podem ser vendidas nos Estados Unidos. O que é preciso é ligar estas tradições ao mundo digital. Desta forma, continua-se a promover a sustentabilidade ambiental e social destes produtos únicos numa plataforma que chega ao maior número de clientes possíveis.

 

2.4. Suplementação orgânica com foco no bem-estar

Há um mercado a crescer ao lado do mercado da suplementação desportiva e que tem um público diferente. Um público que privilegia o bem-estar físico e mental de forma holística. Este público procura por suplementos feitos à base de produtos naturais e orgânicos, que ajudem a melhorar o seu foco e sensação de bem-estar.

Saiba mais

5 ideias de negócio para abrir em Portugal

 

inteligência artificial

 

PARTE 2

1# O porquê das ideias de negócio com base na inteligência artificial

Segundo este estudo da consultora PwC, o impacto da inteligência artificial  na economia do sul da Europa resultará num crescimento do PIB de 11.5% até 2030. A nível mundial, o mesmo estudo aponta um crescimento do PIB na ordem dos 14%.

Este impacto económico positivo da inteligência artificial fundamenta-se com nas seguintes vantagens da IA:

  • aumento da produtividade graças à automação de processos, quer seja através de robôs de software ou hardware ou veículos autónomos;
  • aumento da produtividade graças à introdução da IA como força de trabalho, cooperando com humanos na melhoria da tomada de decisão, planeamento, etc;
  • aumento do consumo ou conversão de vendas graças à híper personalização de produtos, serviços e anúncios;;

Assim, na procura por ideias de negócio, há que procurar um produto ou serviço que evidencie uma destas vantagens claras. As ideias abaixo vão ajudar-lhe a perceber de forma mais concreta que tipos de setores e negócios mais beneficirão com a inteligência artificial. 

 

ideas de negócio para 2023 de inteligência artificial na saúde

 

2# A inteligência artificial e a sua aplicação em ideias de negócio 

2.1. Inteligência Artificial na Saúde

A IA ajudará um profissional de saúde a diagnosticar um paciente muito mais rapidamente, graças à enorme base de dados com a qual trabalha. 

O desenvolvimento de aplicações que permitam introduzir a IA no setor da saúde terá um retorno financeiro e social enorme, quer seja no diagnóstico, quer seja no tratamento do paciente.

2.2. Transporte e logística

O planeamento nestes setores é essencial. É aqui que entram soluções de IA capazes de auxiliar na tomada de decisão através da grande quantidade de dados e relatórios que é capaz de analisar instantaneamente. 

Um serviço de IA especializado para empresas de transporte e logística é um serviço com futuro garantido. 

2.3. Retalho

Um produto ou serviço feito à medida têm um potencial de retorno muito maior. É aqui que entra a IA, com a sua capacidade de híper personalizar um produto ou serviço ao cliente. 

Esta aplicação da IA é especialmente importante no e-commerce e em marketing digital.

 

ideas de negócio para 2023 de cibersegurança

 

2.4. Cibersegurança

A pandemia acelerou a transformação digital das empresas. Mas com isso surgiu também uma fragilidade: os fracos níveis de cibersegurança.

É aqui que entra mais um serviço a desenvolver para o mercado nacional: um serviço que providencie uma solução de cibersegurança ativa para micro e pequenas empresas. 

 

2.5. Automação inteligente de processos

Se uma tarefa que demorava uma semana a fazer, passa a ser feita em menos de uma hora, ocorre um ganho de produtividade enorme. Atualmente, há muita procura no mercado por soluções de automação inteligente que permitem obter estes ganhos de produtividade.

 

A pensar em lançar uma startup de inteligência artificial?

Saiba aqui como fazer um plano de negócios para startups em Portugal.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *